1. Motor precisa esquentar
A utilização de um veículo com motor diesel por pouco tempo e em trajetos curtos é nociva para o sistema.
“Se o carro for usado só para levar o filho à escola e voltar para casa, não dá nem tempo de o motor chegar à temperatura ideal para se alcançar a eficiência da combustão”, explica Barreto. “A carbonização é diferente e o motor trabalha em condições inadequadas.”
2. Diesel adulterado
A exemplo do que acontece muitas vezes com a gasolina e o etanol, o diesel também pode ser vendido adulterado por postos de serviços não confiáveis. Na composição do diesel, há 10% de biodiesel, produzido a partir de óleos vegetais. Mais de 50% da vida útil do motor diesel é determinada pela qualidade na hora do abastecimento.
“Mas tem gente que adiciona água na mistura”, alerta Barreto. “Assim, não escolha postos suspeitos e que cobram preços muito abaixo dos praticados no mercado”. A perda imediata de desempenho é um indício de que o tanque recebeu diesel “batizado”.
3. Troca de peças
O uso recorrente de diesel adulterado provoca borras no motor e causa danos em componentes que, dependendo da avaria, precisarão ser trocados. Se isso acontecer, siga as especificações do fabricante para não comprar peças de qualidade inferior ou que não sejam condizentes com o motor.
“Escolha produtos certificados e recomendados pelo fabricante”, diz Barreto.
4. Diesel sempre novo
O diesel não deve permanecer muito tempo no reservatório do veículo. “Quando o carro fica parado por longos períodos, o óleo corre o risco de ser contaminado por pequenas partículas, colocando em risco a vida útil do motor e de seus componentes”, ressalta o engenheiro.
Verifique também o estado do filtro do óleo e faça a substituição se for necessário.
5. Sem marcha lenta
Evite utilizar a marcha lenta com frequência, porque ela é responsável por aumentar a poluição e o consumo, além de comprometer a vida útil do motor diesel.